Adventistas do Sétimo Dia – Movimento de Reforma

Use as ilustrações que Jesus usava

Disse-vos isso por parábolas; chega, porém, a hora em que vos não falarei mais por parábolas, mas abertamente vos falarei acerca do Pai (João 16:25).

As palavras proferidas devem sê-lo com autoridade, para que o Espírito Santo com elas impressione as mentes. O orador que é guiado pelo Espírito de Deus tem uma sagrada dignidade, e suas palavras são um cheiro de vida para vida. Não sejam introduzidas nos discursos ilustrações nem anedotas impróprias. Sejam para a edificação dos ouvintes as palavras proferidas. — Carta 19, 1901.
Suas [de Cristo] mensagens de misericórdia variavam, a fim de ajustar-se ao Seu auditório. Sabia “dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado”; pois nos lábios Lhe era derramada graça, a fim de que transmitisse aos homens, pela mais atrativa maneira, os tesouros da verdade. Possuía tato para Se aproximar do espírito mais cheio de preconceito, surpreendendo-o com ilustrações que lhe prendiam a atenção.
Por meio da imaginação, chegava-lhes à alma. Suas ilustrações eram tiradas das coisas da vida diária, e, conquanto simples, encerravam admirável profundeza de sentido. As aves do céu, os lírios do campo, a semente, o pastor e as ovelhas — com essas coisas ilustrava Cristo a verdade imortal; e sempre, posteriormente, quando Seus ouvintes viam essas coisas da Natureza, elas Lhe evocavam as palavras. As ilustrações repetiam continuamente Suas lições. — O Desejado de Todas as Nações, 254 (1898).
Alguns [ministros] formam hábito de contar em seus discursos anedotas que têm a tendência de divertir e tirar da mente dos ouvintes o cunho sagrado da Palavra que manuseiam. Tais pessoas deveriam considerar que não estão dando ao povo a Palavra do Senhor. Demasiadas são as ilustrações que não exercem influência correta; elas apoucam a sagrada dignidade que sempre deve ser mantida na apresentação da Palavra de Deus ao público. — The Review and Herald, 22 de fevereiro de 1887.

Deixe uma resposta

COMENTARIOS RECENTES

    MORADA POSTAL

    Apartado 2400
    1109-001 LISBOA
    Website: http://www.asdmr.org
    Email: Clique aqui
    Este site usa cookies. Ao utilizar o site, está concordar com a utilização que fazemos das mesmas. Quer saber mais sobre cookies?