Adventistas do Sétimo Dia – Movimento de Reforma

Timóteo, um jovem exemplar

Os princípios [de Timóteo] haviam sido tão estabelecidos por uma educação correta, que ele estava apto a ser um mestre religioso em ligação com Paulo, o grande apóstolo aos gentios. Era um simples jovem, mas assumiu suas grandes responsabilidades com mansidão cristã. Era fiel, firme e leal; e Paulo o fez seu companheiro de trabalho e viagens, para que pudesse beneficiar-se de sua experiência em pregar o evangelho e estabelecer igrejas. … 

Paulo amava a Timóteo porque Timóteo amava a Deus. Seu inteligente conhecimento da piedade prática e da verdade conferiu-lhe distinção e influência. … A influência moral de seu lar foi decisiva; não espasmódica, não impulsiva, não mutável. A Palavra de Deus era a regra que guiava Timóteo. … 

Muitos há que agem pelo primeiro impulso, antes que pela experiência e discernimento. Mas Timóteo exercia consideração e calma reflexão, indagando a cada passo: “É este o caminho do Senhor?”… Não tinha talentos particularmente brilhantes; mas sua obra era valiosa porque ele usava no serviço do Mestre as habilidades que Deus lhe dera. O Espírito Santo encontrou em Timóteo uma mente que poderia ser moldada e ajustada como templo para a habitação da divina Presença, porque ele se sujeitava a ser moldado. 

O mais sublime alvo de nossos jovens não deveria ser empenhar-se na busca de algo novo, mas colocar-se sob o ensino das Santas Escrituras. Poderão então possuir os atributos classificados como os mais nobres nas cortes celestes. Ocultar-se-ão em Deus, e em todo o seu ensino simplificarão a verdade original para que não pareça estranha, mas familiar a outras mentes. Entretecê-la-ão em seus pensamentos e na vida prática diária. 

Vemos a vantagem que Timóteo teve num exemplo correto de piedade e verdadeira santidade. … O evidente poder espiritual da piedade no lar conservou-o puro na linguagem e incontaminado por sentimentos corruptores. Desde criança conhecia ele as Santas Escrituras. Tinha o benefício do registro do Antigo Testamento, e os manuscritos de parte do Novo, os ensinos e lições de Cristo. … 

Um caráter nobre e equilibrado não vem por acaso. É resultado do processo modelador da edificação do caráter nos primeiros anos da juventude, e da prática da lei de Deus no lar. — Carta 33, 1897. 

COMENTARIOS RECENTES

    MORADA POSTAL

    Apartado 2400
    1109-001 LISBOA
    Website: http://www.asdmr.org
    Email: Clique aqui
    Este site usa cookies. Ao utilizar o site, está concordar com a utilização que fazemos das mesmas. Quer saber mais sobre cookies?