Adventistas do Sétimo Dia – Movimento de Reforma

Na fronteira da terra prometida

O tempo em que o trabalho é mais árduo é o tempo exato de provar a força e sabedoria espirituais de cada obreiro. … Quando surgem dificuldades em algum ramo da causa — como certamente surgirão, pois a igreja militante não é a igreja triunfante — todo o Céu observa para ver qual será a atitude daqueles a quem se confiaram sagradas responsabilidades. Alguns tropeçarão, alguns darão ouvidos a espíritos sedutores; alguns escolherão as trevas em lugar da luz porque não são leais a Deus. À semelhança de seu Mestre, aqueles que permanecem em Cristo não cairão nem desanimarão. …

Agora, quando estamos justamente na fronteira da Terra Prometida, que ninguém repita o pecado dos espias infiéis. Reconheceram que a terra que tinham subido a ver era uma boa terra, mas declararam que seus habitantes eram fortes, que lá estavam os gigantes e que eles mesmos, em comparação, eram como gafanhotos aos olhos do povo e aos seus próprios olhos. Todas as dificuldades foram aumentadas até parecerem obstáculos intransponíveis. Fizeram com que parecesse loucura e presunção pensar em subir para possuir a terra. … Mas Calebe os silenciou diante de Moisés e disse: “Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela.” Números 13:30. 

Essa foi a linguagem da fé; mas os espias que haviam falado desanimadoramente recusavam-se a desistir de impedir que o povo prosseguisse em cumprir a palavra do Senhor. … Exageraram as dificuldades até que toda a congregação enlouqueceu de desânimo e temor. … 

Em meio a todas as lamentações e amargura de sentimentos, Calebe e Josué falaram à congregação: “A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa.” Números 14:7. Mas o povo desejava acreditar no pior, e enquanto se ouvia acima do tumulto a altissonante voz de Calebe, tomaram pedras nas mãos para abater os homens que haviam apresentado o verdadeiro testemunho. … 

Enquanto o povo acariciava dúvidas e cria nos espias infiéis, a oportunidade áurea para Israel passou. … Sucederá nestes últimos dias, justamente antes de entrarmos na Canaã celestial, que o povo de Deus condescenda com o espírito revelado pelo antigo Israel? Pessoas cheias de dúvidas, críticas e queixas podem semear sementes de incredulidade e desconfiança que produzirão abundante colheita. A história de Israel foi escrita para admoestação de nós outros, sobre quem são chegados os fins dos tempos. — Manuscrito 6, 1892. 

COMENTARIOS RECENTES

    MORADA POSTAL

    Apartado 2400
    1109-001 LISBOA
    Website: http://www.asdmr.org
    Email: Clique aqui
    Este site usa cookies. Ao utilizar o site, está concordar com a utilização que fazemos das mesmas. Quer saber mais sobre cookies?