Adventistas do Sétimo Dia – Movimento de Reforma

Jesus criará um novo coração

A mudança que deve ocorrer com as tendências naturais, herdadas e cultivadas do coração humano é aquela da qual Jesus falou quando disse a Nicodemos: “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” João 3:3. … Ele disse virtualmente a Nicodemos: Não será uma polêmica que o ajudará neste caso. Argumentos não lhe trarão luz à alma. Você deve ter um novo coração, ou não poderá discernir o reino do Céu. Não será uma evidência maior que o colocará na posição correta, mas novos propósitos, novas fontes de ação. Você precisa nascer de novo. Até que ocorra essa mudança, até que todas as coisas se façam novas, a mais forte evidência apresentada seria inútil. … 

Para Nicodemos, essa era uma afirmação muito humilhante e, com um sentimento de irritação, usou as palavras de Cristo dizendo: “Como pode um homem nascer, sendo velho?” João 3:4. … Mas o Salvador não confrontou argumento com argumento. Erguendo a mão em solene e calma dignidade, reiterou a verdade com certeza ainda maior: “Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.” João 3:5. … 

As palavras de Jesus transmitiram a lição de que, em lugar de sentir-se irritado com as claras palavras da verdade e condescender com a ironia, Nicodemos deveria ter revelado uma opinião bem mais humilde a respeito de si mesmo por causa de sua ignorância espiritual. As palavras de Cristo, entretanto, haviam sido proferidas com uma dignidade tão solene, e tanto o olhar quanto o tom expressavam um amor tão sincero, que Nicodemos não se ofendeu ao entender sua humilhante posição. … 

Essa lição para Nicodemos, apresento-a como altamente aplicável àqueles que hoje se encontram em posições de responsabilidade como autoridades em Israel, e cujas vozes se ouvem frequentemente em conselho, dando evidências do espírito que Nicodemos possuía. As palavras de Cristo são ditas igualmente para presidentes de associações, anciãos de igrejas e para aqueles que ocupam cargos de responsabilidade em nossas congregações. … 

Nicodemos converteu-se como resultado dessa entrevista. Naquele encontro noturno com Jesus, o culpado homem esteve diante do Salvador sob a influência enternecedora e subjugadora da verdade que brilhava nas recâmaras de sua mente e lhe impressionava o coração. … Jesus explicou a Nicodemos não só que ele devia ter um novo coração a fim de ver o reino do Céu, mas como obter esse novo coração. — Carta 54, 1895.

COMENTARIOS RECENTES

    MORADA POSTAL

    Apartado 2400
    1109-001 LISBOA
    Website: http://www.asdmr.org
    Email: Clique aqui
    Este site usa cookies. Ao utilizar o site, está concordar com a utilização que fazemos das mesmas. Quer saber mais sobre cookies?