Adventistas do Sétimo Dia – Movimento de Reforma

Devemos ser lavados na grande fonte

Ao chegar a vez de Pedro, ele foi incapaz de dominar-se e exclamou com espanto: “Senhor, Tu me lavas os pés a mim?”… 

Calmamente Jesus respondeu: “O que Eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois.” João 13:7. Sentindo agudamente a humilhação de seu Senhor, e cheio de amor e reverência para com Ele, Pedro com grande ênfase exclamou: “Nunca me lavarás os pés.” 

Solenemente disse Jesus a Pedro: “Se Eu não te lavar, não tens parte comigo.” João 13:8. 

Um raio de luz penetrou a mente do discípulo. Ele viu que o serviço que recusava era um tipo da purificação mais elevada — a purificação espiritual da mente e do coração. Não podia suportar a ideia de separar-se de Cristo; isso teria sido para ele a morte. “Não somente os pés”, disse, “mas também as mãos e a cabeça.” João 13:9. 

“Declarou-lhe Jesus: Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais, está todo limpo.” João 13:10. 

Aquele que viera do banho estava limpo, mas os pés calçados de sandálias logo se encheram de pó, e necessitavam novamente ser lavados. Assim Pedro e seus irmãos haviam sido lavados na grande fonte aberta para o pecado e a impureza. Cristo os reconhecia como Seus. Mas a tentação os levara ao mal, e necessitavam ainda de Sua graça purificadora. Quando Jesus Se cingira com a toalha para lhes lavar o pó dos pés, desejava, por aquele mesmo ato, lavar-lhes do coração a discórdia, o ciúme e o orgulho. Isso era de muito mais importância que a lavagem de seus empoeirados pés. Com o espírito que então os animava, nenhum deles estava preparado… para participar na ceia pascoal, ou tomar parte no serviço comemorativo que Cristo estava para instituir. Seu coração devia ser limpo. O orgulho e o interesse egoísta criaram dissensão e ódio, mas tudo isso lavou Cristo ao lavar-lhes os pés.

Operou-se uma mudança de sentimentos. Olhando para eles, Jesus podia dizer: “Vós estais limpos.” Agora havia união de coração, amor de um para com o outro. Tornaram-se humildes e dóceis. Com exceção de Judas, cada um estava disposto a conceder ao outro o mais alto lugar. … 

Antes da participação nos emblemas do corpo partido e do sangue derramado de Cristo, toda diferença existente entre irmão e irmão deve ser removida. … Devemos buscar um preparo para nos assentarmos com Cristo em Seu reino. — Manuscrito 106, 1903.

COMENTARIOS RECENTES

    MORADA POSTAL

    Apartado 2400
    1109-001 LISBOA
    Website: http://www.asdmr.org
    Email: Clique aqui
    Este site usa cookies. Ao utilizar o site, está concordar com a utilização que fazemos das mesmas. Quer saber mais sobre cookies?