Adventistas do Sétimo Dia – Movimento de Reforma

Cuidado com o preparo dos sermões

E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da Sua doutrina, porquanto os ensinava com autoridade e não como os escribas (Mateus 7:28 e 29).

Os sermões proferidos sobre a verdade presente estão cheios de material importante, e se lhes for prestada cuidadosa consideração antes de serem apresentados ao público, se forem resumidos e não abrangerem muitos pontos, se o Espírito do Mestre transparecer em sua forma de falar, ninguém será deixado em trevas, ninguém terá motivo de queixa por não haver sido alimentado. A preparação, tanto do pregador como do ouvinte, tem muitíssimo que ver com o resultado.
Citarei umas poucas palavras que ouvi recentemente: “Sempre sei pelo tamanho da pregação do Sr. Cannon, se ele esteve muito tempo fora de casa durante a semana”, disse um membro de seu rebanho. “Quando estudados cuidadosamente, seus sermões não são longos, mas é quase impossível que seus ouvintes se esqueçam dos ensinos apresentados. Quando não teve tempo de prepará-los, são excessivamente longos, e é igualmente impossível extrair deles alguma coisa para ser guardada na memória”.
A outro ministro capaz foi perguntado sobre o tempo que costumava usar nas pregações. “Quando me preparo suficientemente, meia hora; quando estou apenas em parte preparado, uma hora; mas quando ocupo o púlpito sem preparo prévio, prossigo falando todo o tempo que vocês quiserem; de fato, nunca sei quando parar”.
Veja outra declaração bastante concludente: “Um bom pastor, diz um escritor, deve ter sempre abundância de pão em seu esboço, e o seu cachorro acorrentado. O cão é o seu zelo, que ele deve guiar, pôr em ordem e moderar. Seu esboço cheio de pão, é a sua mente cheia de conhecimento útil e ele deve estar sempre preparado para dar alimento ao seu rebanho”. — Carta 47, 1886.

Deixe uma resposta

COMENTARIOS RECENTES

    MORADA POSTAL

    Apartado 2400
    1109-001 LISBOA
    Website: http://www.asdmr.org
    Email: Clique aqui
    Este site usa cookies. Ao utilizar o site, está concordar com a utilização que fazemos das mesmas. Quer saber mais sobre cookies?