Adventistas do Sétimo Dia – Movimento de Reforma

Buscando a Deus

Justamente antes da queda de Pedro, Cristo lhe dissera: “Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!” Lucas 22:31. Quão leal era a amizade do Salvador por Pedro! Quão compassiva a Sua advertência! Mas Pedro se ressentiu com ela. Auto-suficiente, Pedro declarara confiantemente que jamais faria aquilo contra o qual Cristo o advertia. “Senhor”, dissera ele, “estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte.” Lucas 22:33. Sua autoconfiança se demonstrou sua ruína. Ele convidou Satanás a tentá-lo, e caiu sob as artimanhas do astuto inimigo. Quando Cristo mais dele necessitou, Pedro estava ao lado do inimigo e abertamente negou seu Senhor. 

Mas mesmo enquanto Pedro O negava, Cristo mostrou que ainda o amava. Na sala do julgamento, cercado por aqueles que clamavam por Sua vida, Jesus pensou em Seu sofredor e errante discípulo e, voltando-Se, olhou para ele. Naquele olhar, Pedro leu o amor e a compaixão do Salvador, e uma torrente de recordações invadiu sua mente. … Viu que estava fazendo exatamente aquilo que havia declarado não faria. … Olhou uma vez mais para o Mestre, e viu sacrílega mão levantada para Lhe bater na face. Incapaz de suportar por mais tempo a cena, precipitou-se, coração quebrantado, para fora da sala.

E avançou, pela solidão e treva, sem saber nem cuidar para onde. Encontrou-se, enfim, no Getsémani. A cena de poucas horas antes acudiu-lhe vivamente à memória. Pensou em como o Salvador, durante Sua agonia no jardim, viera em busca de simpatia e conforto por parte daqueles que tão intimamente ligados haviam estado com Ele no trabalho. … 

No próprio lugar em que Jesus derramara a alma em agonia perante o Pai, Pedro caiu sobre o rosto e desejou morrer. … Houvesse Pedro sido deixado à mercê de suas débeis forças, e teria sido vencido. Mas Aquele que podia dizer: Pai, Eu sei que sempre me ouves; Aquele que é poderoso para salvar, intercedeu por ele. Cristo salva totalmente os que se chegam a Ele.

Muitos hoje se encontram onde Pedro esteve quando, autoconfiante, declarou que não negaria seu Senhor. E por causa de sua auto-suficiência caem presa fácil dos ardis de Satanás. Aqueles que conhecem a sua fraqueza, confiam num poder mais alto do que o seu. E enquanto buscam a Deus, Satanás não tem poder contra eles. … 

Há algumas lições que nunca serão aprendidas a não ser mediante o fracasso. Pedro foi um homem melhor depois de sua queda. … Assim como o fogo purifica o ouro, assim Cristo purifica Seu povo pela tentação e prova. — Manuscrito 115, 1902.

COMENTARIOS RECENTES

    MORADA POSTAL

    Apartado 2400
    1109-001 LISBOA
    Website: http://www.asdmr.org
    Email: Clique aqui
    Este site usa cookies. Ao utilizar o site, está concordar com a utilização que fazemos das mesmas. Quer saber mais sobre cookies?