Adventistas do Sétimo Dia – Movimento de Reforma

B. A lei cerimonial

B. A LEI CERIMONIAL

A lei cerimonial, que inclui o sistema sacrifical e os sete sábados anuais (dias santos judaicos), tipificou os mistérios contidos no plano da salvação. Seus ritos apontaram para o Salvador pro- metido. A morte de Cristo os tornou nulos e vazios (Efésios 2:15; Colossenses 2:14-17 (cf. João 19:30; Mateus 27:51); Hebreus 9:8-10; 10:1-6 e 8). Apesar de ser propósito do inimigo levar as pessoas a confundirem a lei moral de Deus com a lei cerimonial, aplicando à primeira certos versos referentes claramente à segunda, podemos ver a distinção entre as duas.

A lei sobre o sacerdócio levítico também foi abolida (Hebreus 7:12-14, 19 e 28).

“A lei cerimonial foi […] dada a Moisés, e por ele escrita em um livro. Mas a lei dos Dez Mandamentos, proferida do Sinai, foi escrita pelo próprio Deus em tábuas de pedra, e sagradamente conservada na arca. Muitos há que procuram confundir esses dois sistemas, usando os textos que falam da lei cerimonial para provar que a lei moral foi abolida. Porém, isso é perversão das Escrituras. A distinção entre os dois sistemas é ampla e clara.” – Idem, p. 365. “No mundo cristão, muitos também têm um véu ante os olhos e o coração. Não vêem o término do que era transitório. Não vêem que foi tão-somente a lei cerimonial que foi abolida, quando Cristo morreu. Pretendem que a lei moral tenha sido pregada à cruz. Pesado é o véu que lhes obscurece o entendimento.” – Mensagens escolhidas, vol. 1, p. 239.

“Era desejo de Cristo […] desembaraçá-los dos ritos e cerimônias que até ali eles tinham como essenciais, e cuja recepção do evangelho deixou sem qualquer força. Continuar esses ritos seria insulto a Jeová.” – The SDA Bible Commentar y (E. G. White Comments), vol. 5, p. 1.139 e 1.140.

COMENTARIOS RECENTES

    MORADA POSTAL

    Apartado 2400
    1109-001 LISBOA
    Website: http://www.asdmr.org
    Email: Clique aqui
    Este site usa cookies. Ao utilizar o site, está concordar com a utilização que fazemos das mesmas. Quer saber mais sobre cookies?